A leitura labial é utilizada em análises de vídeos para esclarecer palavras ditas e para isso usa a análise visual dos movimentos dos órgãos articulatórios dos falantes. Essa técnica é aplicada em vídeos cujos áudios estão ausentes ou não audíveis o suficiente para que se possa esclarecer qual palavra foi dita.
Para que a análise seja mais eficaz, é importante considerar todo o contexto de produção da fala, a fim de buscar o máximo de recursos possíveis que possam auxiliar na identificação das palavras produzidas.
Essa técnica usualmente é aplicada apenas a um pequeno trecho de fala e se destina a validar ou descartar hipóteses sobre o que poderia estar sendo dito naquele instante. É importante notar que a leitura labial não é uma ciência exata e pode ser difícil em diversas situações. Muitos fonemas são produzidos dentro da boca e não são visíveis externamente, o que pode levar a ambiguidades na interpretação. Além disso, a qualidade do vídeo, a iluminação, o ângulo da câmera e a clareza dos movimentos faciais do falante também afetam a precisão da leitura labial. Em casos forenses, a leitura labial pode ser uma ferramenta útil para complementar outras formas de análise.
É necessário analisar, além dos movimentos realizados pelos lábios e pela língua, as expressões faciais e a linguagem corporal, pois fornecerão pistas complementares para melhor compreensão do conteúdo da fala. É ideal que esse exame seja realizado por um profissional com amplo conhecimento de todos os aspectos da comunicação.
Neste aspecto, o fonoaudiólogo contribuí muito devido ao seu amplo conhecimento em Comunicação Humana e, em modo mais específico, em Fonética Articulatória e Motricidade Orofacial, campo de estudo voltado para os aspectos estruturais e funcionais da região orofacial.
Para solicitar informações sobre os serviços prestados aos operadores do Direito e às empresas, por favor utilize este formulário